sexta-feira, 15 de novembro de 2013


O peso nos bebés amamentados



Os bebés alimentados com leite materno apresentam uma tendência de crescimento diferente dos bebés alimentados com leite de fórmula. Usualmente, tendem a crescer mais nos primeiros meses de vida, mas desaceleram entre os 4 e 6 meses de vida.

A OMS publicou novas tabelas e gráficos de percentis, elaborados com uma grande amostra de bebés e crianças amamentados, e são estas que se encontram em vigor em vários países - incluindo Portugal, que informou oficialmente tê-las adotado. É possível que o seu médico assistente/pediatra ainda não siga o crescimento do seu filho com base nestes novos gráficos, por isso deixo-vos aqui a ligação para as novas curvas: http://www.who.int/childgrowth/standards/en/

A título de exemplo:

Uma menina que aos 12 meses pese 9 kg, pelas curvas antigas (que ainda vêm em muitos boletins de saúde infantis) situar-se-ia no gráfico pouco acima do percentil 25 de peso. Pelas curvas da OMS, situa-se na linha do percentil 50.

Uma vez que os bebés e crianças não aumentam de peso nem crescem de forma linear, não é aconselhável que sejam pesados com frequências inferiores a 4 ou 8 semanas (exepção para recém-nascidos, bebés doentes...) nem em balanças diferentes.
Os aumentos de peso são considerados tendo por base médias semanais, obtidas a partir de pesagens mensais ou mais espaçadas.

Aumentos médios semanais por idade, segundo a OMS (2006):
0-4 meses: 155-241 g/semana
4-6 meses: 92-126 g/semana
6-12 meses: 50-80 g/semana


A Associação Espanhola de Pediatria considera os seguintes ganhos aproximados:
0-6 semanas: 20 g/dia
menos de 4 meses: 100-200 g/semana
4-6 meses: 80-150 g/semana
6-12 meses: 40-80 g/semana


Uma vez que se tratam de médias, os aumentos poderão ser maiores ou menores, sem qualquer prejuízo para a criança.

Sobre os percentis

Um percentil não é mau nem bom. Não existem bebés situados em percentis normais e bebés em percentis anormais. Um percentil tem um mero significado estatístico. Os gráficos de percentis são uma forma representativa de uma determinada população. Usam-se para seguir o desenvolvimento infantil em variados aspetos.

Exemplo:

Se o seu filho se situar na linha do percentil 90 de altura significa que 90% das crianças saudáveis daquela idade medem menos do que ele e 10% medem mais.
Se o seu filho se situar na linha do percentil 5 de peso, tal significa que 95% das crianças saudáveis daquela idade pesam mais e 5% pesam menos.
Importa mais observar o crescimento ao longo de vários meses (tanto em estatura como peso) do que num dado momento. É para isso que servem os gráficos de percentis, para que o médico assistente possa acompanhar facilmente o crescimento do seu filho.


sábado, 9 de novembro de 2013



NÃO DEIXEM DE VISITAR A PAGINA DO FACEBOOK:

  PREPARAÇÃO PARA O PARTO PORTIMÃO




 
 
 
NOVA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO PARA GRAVIDAS AGORA EM LAGOS
 
 
 
 
 
 



 
 
 
ALGO MUITO IMPORTANTE
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

                  Novo curso de preparação para o parto dia 05/12/13 ás 19h - uma vaga disponivel