domingo, 27 de janeiro de 2013

PLANO DE NASCIMENTO 
- O plano de nascimento é um documento escrito em que a grávida manifesta e deixa claro os seus desejos e expectativas para o momento do parto e nascimento do seu bebé. - Quando uma mulher manifesta a sua intenção por ter um parto normal, a parteira que a acompanha durante a gravidez,deverá facilitar-lhe a elaboração de um plano de nascimento. - É necessário evitar a obsessão pelo “parto perfeito”. Há que informar que todas as expectativas e planos de nascimento estão sujeitos à situação clínica, pelo que podem ocorrer desvios se a evolução do parto o e querer. 

PLANO DE NASCIMENTO 
Quando uma mulher manifesta a sua inquietação por ter um parto normal, a enfermeira especialista em saúde materna (parteira) que a acompanha durante a gravidez, deverá facilitar-lhe a elaboração de um plano de nascimento. Trata-se de um documento escrito em que a mulher gestante manifesta e deixa claro os seus desejos e expectativas para o momento do parto e o nascimento do seu bebé. Este documento também servirá de guia para os profissionais que a assistem no hospital. É aconselhável que se elabore entre as 28-32 semanas de gravidez, e a mulher poderá apresentá-lo no hospital de referência em que tem previsto o seu parto quando o for conhecer. 
Recomenda-se que a mulher visite o hospital de referência ou os hospitais mais próximos para poder conhecer as opções que tem ao seu dispor e tomar uma decisão baseada num conhecimento prévio. 
No decorrer da gravidez a mulher terá planificado, com a parteira que a assiste, como deseja o seu parto: o lugar, que intervenções deseja que sejam praticadas, por quem deseja ser acompanhada e os aspectos do nascimento e cuidados do seu bebé. Uma vez que a mulher inicie o parto, o plano de nascimento deve estar presente em todo o processo, para que uma vez avaliados os possíveis riscos, se possa adaptar os desejos expostos no plano de nascimento com a evolução do processo. É necessário evitar a obsessão pelo “parto perfeito”. Há que informar que todas as expectativas e planos de nascimento estão sujeitos à situação clínica, pelo que podem ocorrer desvios se a evolução do parto o requer.

FAME. Iniciativa Parto Normal. Documento de Consenso. Barcelona: Federación de Asociaciones de Matronas de España; 2007. Tradução APEO, 2008 (no prelo).http://www.apeobstetras.org/ReadNews.aspx?NewsID=3

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Reduzir o risco de
morte súbita infantil
• Deitar o bebé de costas para dormir
• Não fumar durante a gravidez (o pai também não)
• Não deixar ningém fumar no quarto onde estiver o bébé
• Não deixar o bébé aquecer demasiado
• Manter a cabeça do bébé destapada; colocá-lo junto à extremidade inferior do colchão
• Se o bébé não se sentir bem, procurar ajuda imediatamente

domingo, 20 de janeiro de 2013


Barrigas de Gesso

Molde por tratar de barriga de gesso
Barriga de gesso com tratamento e decoração

O que posso fazer com a minha Barriga de Gesso?
Embora possam deixar a sua Barriga de Gesso em bruto a maioria dos pais optam por aplicar um tratamento para torná-la mais resistente (ver kit tratamento). Mesmo sem o tratamento pode decorar e usar a sua BG como elemento decorativo no quarto do seu bebé.
Qual a altura da gravidez ideal para fazer a minha BG?
A sua BG pode ser feita em qualquer altura da gravidez, no entanto, aconselha-se a fazer entre a 34ª e a 37ª semana, pois a silhueta estará com o volume ideal e a mãe ainda se sente confortável durante o processo.
Quanto tempo demoro a fazer a minha BG?
Aproximadamente 30 minutos.
Quanto tempo demora a minha BG a secar completamente?
Aproximadamente 48 horas. Se quiser tratar e decorar deverá esperar 72 horas. O tempo é variável dependendo da humidade do ar.
É seguro para mim e para o bebé?
Sim. O material utilizado é não tóxico e 100% seguro para ambos.
Posso fazer a minha BG sozinha?
Não, pois necessita de permanecer imóvel enquanto outra pessoa aplica as ligaduras. Pode ser um momento conjunto com o seu marido, família ou amigos.
Qual o local ideal para fazer a minha BG e o que irei necessitar?
Em qualquer local, mas tenha em atenção que deverá estar confortável pois irá permanecer imóvel cerca de 30 minutos. O Kit Barriga de Gesso Baby 4ever fornece tudo o que necessita. Apenas irá necessitar de uma toalha húmida e água tépida.
Em que posição devo fazer a minha BG?
Pode fazer sentada, deitada, recostada ou em pé. Não pode mudar de posição durante o processo. Escolha a posição que se sente confortável e em que a sua barriga fique com a forma desejada. Mas fica mais bonita se fizer de pé.
A Baby 4ever pode decorar a minha BG?
Pode. O preço é muito variável. A Baby 4ever faz um orçamento e uma visualização antes de decorar. A Baby 4ever também pode fazer o tratamento para torná-la numa peça mais resistente.
Eu tenho que ficar nua para fazer a BG?
Não é necessário. Depende da forma final que pretende que a sua Barriga de Gesso tenha.
Posso incluir mãos, braços e coxas na minha BG?
Sim, pode incluir mãos, braços e coxas na sua barriga de gesso. Também pode incluir as mãos do pai. Basta colocar as mãos sobre a barriga durante a aplicação.

Utilize invólucros plásticos ou película para cobrir as coxas e a região púbica. Em alternativa, pode vestir uns collants finos e com poucas costuras.
Como sustentar os seios durante a aplicação?
Pode usar um soutien sem costuras e de preferência sem alças sob o invólucro plástico ou película aderente. Pode optar por fazer a barriga de gesso com a forma de um fato-de-banho. Use de preferência um soutien com aro.
Como posso decorar a minha BG?
Após criar a sua BG, pode deixá-la na forma original, envernizá-la, aplicar uma decoração com pinturas, colagens, espelhos, padrões, missangas e outros enfeites. Antes de decorar é aconselhável fazer o tratamento para tornar a sua BG numa peça mais resistente.
Quanto tempo dura a minha BG?
A duração da sua BG dependendo do tratamento. Se a BG permanecer em bruto torna-se menos durável. Se devidamente tratada e cuidada como uma obra de arte, dura para sempre.
Quanto custam os Kits?
O PVP do Kit Barriga de Gesso da baby4ever é de 27,50 €.
Onde posso adquirir os Kits?
No Centro de Preparação para o Parto ou pela Internet.

O Atelier BAby4ever transforma a barriga de grávida em arte.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Aleitamento Materno

Desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:
·         As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
·         A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
·         As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.


Dez passos para o sucesso da amamentação,
segundo recomendações da OMS/UNICEF: 

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipa de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
3. Informar todas as grávidas atendidas sobre as vantagens e a pratica da amamentação. 
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas de seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja por indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia. 
8. Encorajar a amamentação sob livre demanda (sempre que o bebé quiser).
9. Não dar bicos artificiais (tetinas) ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Encorajar a criação de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
(Para mais informações veja o site http://www.unicef.org/programme/breastfeeding/baby.htm

Curso de Preparação para o Parto

Este blog foi criado com o objectivo de ajudar as grávidas na sua preparação para o parto, bem como divulgar os cursos que tenho disponíveis na área de saúde materna.
Sou Enfermeira Obstetra e pretendo abordar alguns temas sobre:
- Gravidez
- Parto
- Recuperação pós parto
- Massagem do bebé
(entre outros)
Aceito também as vossas sugestões e/ou dúvidas para o e-mail do blog: beatom.biju@gmail.com. Tudo o que pretenderem saber sobre os cursos que realizo, contactem para o mesmo e-mail.
Espero que gostem e que vos seja útil.