domingo, 27 de janeiro de 2013

PLANO DE NASCIMENTO 
- O plano de nascimento é um documento escrito em que a grávida manifesta e deixa claro os seus desejos e expectativas para o momento do parto e nascimento do seu bebé. - Quando uma mulher manifesta a sua intenção por ter um parto normal, a parteira que a acompanha durante a gravidez,deverá facilitar-lhe a elaboração de um plano de nascimento. - É necessário evitar a obsessão pelo “parto perfeito”. Há que informar que todas as expectativas e planos de nascimento estão sujeitos à situação clínica, pelo que podem ocorrer desvios se a evolução do parto o e querer. 

PLANO DE NASCIMENTO 
Quando uma mulher manifesta a sua inquietação por ter um parto normal, a enfermeira especialista em saúde materna (parteira) que a acompanha durante a gravidez, deverá facilitar-lhe a elaboração de um plano de nascimento. Trata-se de um documento escrito em que a mulher gestante manifesta e deixa claro os seus desejos e expectativas para o momento do parto e o nascimento do seu bebé. Este documento também servirá de guia para os profissionais que a assistem no hospital. É aconselhável que se elabore entre as 28-32 semanas de gravidez, e a mulher poderá apresentá-lo no hospital de referência em que tem previsto o seu parto quando o for conhecer. 
Recomenda-se que a mulher visite o hospital de referência ou os hospitais mais próximos para poder conhecer as opções que tem ao seu dispor e tomar uma decisão baseada num conhecimento prévio. 
No decorrer da gravidez a mulher terá planificado, com a parteira que a assiste, como deseja o seu parto: o lugar, que intervenções deseja que sejam praticadas, por quem deseja ser acompanhada e os aspectos do nascimento e cuidados do seu bebé. Uma vez que a mulher inicie o parto, o plano de nascimento deve estar presente em todo o processo, para que uma vez avaliados os possíveis riscos, se possa adaptar os desejos expostos no plano de nascimento com a evolução do processo. É necessário evitar a obsessão pelo “parto perfeito”. Há que informar que todas as expectativas e planos de nascimento estão sujeitos à situação clínica, pelo que podem ocorrer desvios se a evolução do parto o requer.

FAME. Iniciativa Parto Normal. Documento de Consenso. Barcelona: Federación de Asociaciones de Matronas de España; 2007. Tradução APEO, 2008 (no prelo).http://www.apeobstetras.org/ReadNews.aspx?NewsID=3

Sem comentários:

Enviar um comentário